segunda-feira, 9 de junho de 2008

Uma longa história sobre um terçol

Já faz uns dez dias que estou com um terçol no olho direito. Por motivos obscuros, terçois volta e meia aparecem nos meus olhos desde... muitos anos atrás. A coisa piorou depois que um, ou alguns, meio que se alojaram na parte interna do olho em um cisto (eu não sei a explicação correta para isso, se ele se transformou em um cisto, se ele entrou em um cisto ou se o tal cisto apareceu do nada e eles fizeram amizade), e desde então os terçois neste olho ficaram mais freqüentes.

Obviamente, eu enchei o saco de passar tantas semanas da minha vida lavando os olhos com soro fisiológico e fui a uma oftalmologista para resolver o assunto. Mas quando ela fez a sugestão muito amável de virar minhas pálpebras do avesso, mantê-las abertas com instrumentos cirúrgicos que eu fiz questão de esquecer o nome e cavocar dentro dos meus olhos com objetos cortantes, eu achei que um terçol aqui, outro ali, nem me incomodavam tanto assim. Fui embora e nunca mais pisei numa clínica de oftalmologia.

A vida seguiu normalmente apesar de todo terrorismo que a médica tinha feito. Mas aí há uns dez dias surgiu esse terçol. Como de praxe, eu não fiz nada a respeito (depois de tratar umas dezenas de terçois com soro e/ou colírios eu descobri que também poderia não tratá-los que eles eventualmente desapareceriam por conta própria: infinitamente mais prático), mas como ele sequer diminuiu eu comecei a me preocupar.

Então comecei pelo tratamento mais fácil: compressas de água quente. Elas costumam surtir efeito em um ou dois dias, mas dessa vez não fizeram nem cócegas. Aí parti pro soro fisiológico, que costuma demorar mais para fazer algum efeito e aconteceu o que sempre acontecia, eu me entediei antes de qualquer resultado e larguei de mão. Então decidi apelar pro colírio, mas eu não tinha mais nenhum em casa (já faz anos que adotei o não-tratamento como tratamento oficial) e me recuso a gastar um centavo que seja em um negócio que, não apenas arde no olho, como se alastra por toda cavidade da cabeça e deixa um gosto amargo na garganta.

De novo, estava determinada a esperar passar. Mas como ontem dediquei todo meu dia às regras da ABNT (morra, ABNT), curar o terçol pareceu um objetivo grave o bastante para me tirar do trabalho mas menos chato que a formatação de índices. Esgotados todos os tratamentos humanos, resolvi colocar em prática aquele que eu sempre evitei: esfregar uma aliança e encostá-la no terçol. A idéia é que o calor mata a bactéria, mas o que ninguém diz, apesar de óbvio, é que isso também dói na pessoa atrás da bactéria. Mas entre brigar com meu word 2003 e superar uma fobia, bora lá queimar uma pálpebra.

Porém, eu não tenho uma aliança, tampouco meus pais têm alianças já que nunca casaram perante deus ou um oficial de justiça. Além disso, sou uma pessoa pobre e que perde as coisas por aí, motivos pelos quais seria incrivelmente idiota eu comprar jóias de ouro. Mas qualquer anel vai funcionar, certo? Errado. Nenhum dos meus anéis ficou quente mesmo depois de muita esfregação na calça jeans. Tentei deixar um tempo na frente da estufa. Nada. Até tenho um anel que um artesão certa vez me disse ser muito frágil e que, sob o mínimo calor, poderia derreter. Eu não acreditei muito, e pensei em tentar esquentar esse, mas aí me ocorreu que vá que fosse verdade, e se ele derretesse um pouco dentro do meu olho eu acabaria com um problema ainda maior. O que poderia ser bom caso me rendesse um atestado médico que prolongasse os prazos da monografia, mas poderia ser ruim caso, hm, me deixasse cega.

Diante da minha brutal incapacidade de resolver o problema, fiz a única coisa que me restava. Coloquei um Charly Garcia para tocar e tomei um café com bolachas. Se alguém aí souber uma simpatia para curar terçois, eu aceito muito uma sugestão. Desde que não envolva sangrar galinhas ou conversar com os mortos, tô dentro.

22 comentários:

Unknown disse...

Julia, eu tô com o mesmo problema que você, tô com um terçol (acho que é terçol, né... uma inflamação no olho esquerdo, próximo aos cílios, mas que não coça e nem dói, nem quando pisca, e é totalmente externo; só é feio pra quem vê), já coloquei compressas de água quente em cima, mas pareceu que piorou; porém eu só deixava o ar quente próximo a pálpebra, nunca esfreguei nem nada não... também já usei uma pomada para ver no que dava, um tal de Maxitrol, mas que não vi resultados. Negócio é que a danada não quer sumir de jeito nenhum. =s
Bem, tu não é a única que sofre com terçóis que nos amam e não querem nos largar, se é que isso te consola!
Ah, caso tu descubra algum meio de fazer essa coisa desaparecer me avise! ;)

Julia Dantas disse...

hahaa, consola, sim, sofrer junto é sempre menos pior que sofrer sozinho.

mas então, logo depois de escrever esse triste relato, fui tomar banho e quando saí, o terçol tinha desaparecido.

então meus conselhos são: ou tome um banho muito quente, ou escreva um blog ;)

Unknown disse...

Ahhh~ assim não vale, poxa! Agora vou sofrer sozinho! x.x
Hahaha, tô brincando, fico feliz que o seu tenha sarado.
Sobre os seus conselhos, acho que vou fazer melhor: comprar uma planta!
Beijo!

Julia Dantas disse...

excelente idéia! depois me ensina como se cuida desses seres porque eu continuo na técnica de tentativa e erro, o que não vai ser muito legal pra planta caso dessa vez dê errado.

Anônimo disse...

bem, agora já tá tudo resolvido, mas qdo aparecer esse biriri aí no olho de novo, julinha, avisaí que te passo o contato do remix, o médico dos amigos. ó, é tiro e queda! e de quebra ele ainda não só te aconselha como também é parceiro pra tomar umas geladas por aí.

em tempo: anônimo umas pivica, eu é que não soube botar meu nome ali (vamos ver se agora eu consigo!). depois ia comentar de novo, mas achei demais.
bjão, guria, e cuida desse olho e dessa planta aí (não prometo, mas vou tentar a semente daqui. se não, a gente dá um jeito aí mesmo, hihiiiiii)

Anônimo disse...

eu sofro com isso deste os meus 12anos.pra mim e uma tortura me sinto deprimida feia não sinto vontade de ver ninguem me insolo.e o pior ele nasçe mas nao sai fica pedrado aquele caroso no olho =[ estou namorando não queria que me namorado me visse eu com o olho inxado por causa do terçol mas ele veio aqui em casa falou que não liga pra isso.mas eu ligo =[ sou muito vaidosa bonita mas quando to com isso nos olhos fico d+ dep.
EU pensei que era a unica que tinha esse problema começei a pesquisa ver que tem tantas pessoas assim como eu sofrendo por isso ,e deixando seus comentarios. resolvi fazer a pequena cirugia pra tira esse terçol que pedrou,resolvi fazer pq estava vendo a tv e vi que o presidente lula fez uma remoçao pra tira o terçol alguem quiser deixa um dep falando sobre sua historia lamentavel por causa de terçol pode deixa no meu mail gatuxa8@hotmail.com

Anônimo disse...

meu mail mas recente e celianny_alves@hotmail.com o outro foi nulo por favor me deixe comentario sobre o terçol isso e um mal q sofro deste 12anos =[

danilo79 disse...

De vez em quando eu tenho essa porcaria nos olhos também.

Acho que o melhor tratamento é a aplicação de compressas quentes durante 10 minutos, mais de uma vez por dia. Ou então aproveitar a água quente no banho. Pois daí a porcaria se rompe, mais ou menos como uma espinha pequena.

Como prevenção, é bom evitar ficar passando a mão no olho e possivelmente, manerar na maquiagem nos olhos.

Anônimo disse...

Olá amigos, eu também tenho esse pequeno problema de terçol ( conhecido como calazio) Vira e mexe aparece um, as vezes até nos dois olhos ao mesmo tempo. Bem já cheguei a fazer a cirurgia e ao contrario do q todos pensam é bem tranquila, vc sai de lá com um curativo q 4 horas depois vc tira em casa, e o resultado é bem legal. Por isso amigos se tiverem sem outra opção, façam a cirurgia sem medo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lane Cristina disse...

Olá gente, é a primeira vez que comento aqui. Vou relatar o meu caso. Nos meus olhos já apareceram varias vezes este tal de calazo. Fiz cinco cirurgias, e estorou duas vezes. Aqui estou mais uma vez com a bendita. Orando pra que não seja preciso outra cirurgia.Mas, como a amiga acima falou, a cirurgia é rapida e tranquila não precisam ter medo. Falo por experiencia propria. kkkkkk

Turismo&Hotelaria disse...

Olá pessoal! e mais uma pra entrar na equipe dos terçois! :/ de uns anos para cá essas benditas teem aparecido nos meus olhos, e o lance é que elas nascem internamente, ou seja, por dentro das palpebras, tanto faz na parte inferior, como superior. Coça pouco, e dói um pouquinho também, mais quando é na superior que os olhos ficam tão inchados que só falto não enxergar! :x então navegando pela net a procura de algo que pudesse acabar com essa bendita encontrei esse blog super interessante e legal! :) tenho usado uma pomada própria para isso, mas não tá adiantando. Como esta historia de aliança eu nunca tentei e nem tem como tentar, pelo mesmo motivo da Julia! tenho uma superstiçãozinha que pode até ser superstição, mas comigo já deu certo! é tomar 3 caroços de limões com água, apenas engolir! Das outras vezes que fiz isso deu certo. Mas desde ontem que amanheci assim, já tentei duas vezes, lavei com soro, passei pomada! e nada dela sumir! nem sair de casa tô saindo! só na frente do pc! será que faz mal? rs Pois é pessoal! essa é minha historia e minha dica! espero que amanhã eu amanheça melhoor! :)

Anônimo disse...

Oiie Gente,
me sinto igualzinha essa anonima, estou no ensino fundamental 2 e sempre tem aquelas piadinhas né, fico mt constragida com isso tudo, fico sempre pensando porq isso aconteceu comigo e se era só eu até ver um monte de posts sobre isso. Estou com uma bolinha bem pequena que nem dá pra ver na palpebra superior no olho esquerdo há mais ou menos 1 ano, e na palpebra inferior uma bolinha maior e bem avermelhada há uns 4 meses, já fui em váaarios especialistas, passam pomadas, colirios, compressas e nada resolve esses tais calázios. Um mes, fiquei com 3 de uma vez só no msm olho, mais um deles sumiu com a compressa. Acho q se na epoca q surgiu eu tivesse feito a compressa direitinha tinha sumido, mas nem liguei pensei q ia sumir logo e se agravou. Minha mae nao queria que eu fizesse a cirurgia porq ela tem medo, tomei uma injeção no olho mas tb nao resolveu, agora ela até deixou eu fazer a tal cirurgia mais o problema é q ela sismou q isso tudo deu por causa da maquiagem e eu nao consigo sair de casa sem oculos de sol ou maquiagem pra esconder porq morro de vergonha, mas pra escola nao tem jeito, me taco maquiagem e lá vou eu, mas agora ela nao quer fazer a cirurgia porq ela diz q eu fico passando maquiagem ! :@ Sempre converso sobre isso com minhas amigas e as vezes sem querer elas acabam até me deixando pra baixo quando eu pergunto o q elas fariam se estivessem no meu lugar. Elas dizem q nem sairiam de casa, mas eu acho q eu nao posso parar de viver por causa dessa porcaria. Gente me ajuda, pelo amor de deus,fico cansada de chorar todos os dias. Parece q ninguem me entende ou me ajuda quando eu to mais precisando. Se vcs puderem pelo menos me dar um conselho sobre isso eu agradeço. meu e-mail é stella_devito@hotmail.com e moro no RJ. Desde de já agredeço pela atenção (:

anonimo disse...

pra qualquer coisa meu e-mail é stella_devito@hotmail.com

Maria disse...

Oi, Julia!
Adorei teu estilo de escrever. Ri bastante! Tu deverias ser escritora! beijos

Anônimo disse...

pois é ja tive terçol 3 vezes cada vez mudado de olho..na primeira vez saiu com uns 3 dias, na sgunda vez inchouu e doeu tanto que precisou ir ao oftamologista ela me deu colirio e antibiotico e me receitou fazer compressa de agua morna mas isso dps dela ter enfiado tipo um cotonete no meu olho que fico até rocho rsrs bom melhorou e esses dias voltou denovo enho um amigo meu que da direto tbm e ele faz tratamentoo..mas nao adianta nada rs....bom paciencia né s alguem souber como parar esse abençoado terçol me da uma ditaque to precisando rs bjss :3

Sergio disse...

Oi fiz duas cirurgias, e estou ficando brava com.e este negócio de calcário já fiz simpatia e segunda vou trocar de médico
Por ópera e não some, será?
Uma vez uma mulher me parou caixa de mErcado me dizendo de um. Vitamina para não ter, porém mostrei pro médico e q me disse nada adiantaria
Elaine

Sergio disse...

Oi fiz duas cirurgias, e estou ficando brava com.e este negócio de calcário já fiz simpatia e segunda vou trocar de médico
Por ópera e não some, será?
Uma vez uma mulher me parou caixa de mErcado me dizendo de um. Vitamina para não ter, porém mostrei pro médico e q me disse nada adiantaria
Elaine

Unknown disse...

pois é ...mais uma vítima entrando pra família da pálpebra deformada .... É horrível.
pouco falar de um tratamento com comprimidos de linhaça ... partissem a respeito. ..
e bem deprimente só espero q n tenha q com viver o resto de minha vida com isso ...poxa só tenho 19 anos. Como é q vou casar com um treco desses vou sofrer bullyng até da esposa poxa n da né?
tô quase apelando pra tomar os 3 caroços de limão qualquer solução emaí marcior0cha@hotmail.com

Unknown disse...

pois é ...mais uma vítima entrando pra família da pálpebra deformada .... É horrível.
pouco falar de um tratamento com comprimidos de linhaça ... partissem a respeito. ..
e bem deprimente só espero q n tenha q com viver o resto de minha vida com isso ...poxa só tenho 19 anos. Como é q vou casar com um treco desses vou sofrer bullyng até da esposa poxa n da né?
tô quase apelando pra tomar os 3 caroços de limão qualquer solução emaí marcior0cha@hotmail.com

Kimberly disse...

Contrai Terçol causado por maquiagem:
➝ https://youtu.be/GuDTatJV9-A

Unknown disse...

Oi pessoal,meu filho de 2 anos está com terçol a 5 meses nos olhos,quando um olho começa melhorar ataca o outro e o pior que sempre ataca em cima e em baixo..
Ele tá acompanhamento semanal com o oftalmo..Pois chegou em um estágio crítico. Calazio enorme nas pálpebras superiores e inferiores... ai agora estava Sarando ..tinha vazado....
Mas ai hoje notei um inchaço no outro olho :(