quinta-feira, 19 de junho de 2008

Sempre leia o manual

Depois que o Luís Felipe levantou a questão, eu realmente fiquei em absoluto espanto comigo mesma e fui consultar o oráculo a respeito das violetas. Aparentemente, elas são provenientes das montanhas de Tanger, na África do Norte. Pomposo, não? Quase marroquinas. Além disso:

As raízes da violeta são muito sensíveis, sendo importante que a terra usada no plantio seja uma mistura de boa qualidade. Recomenda-se um pH em torno de 5,5 até 6,5. A violeta necessita de vários elementos químicos. A parte básica da adubação são os macronutrientes: Nitrogênio, Fósforo e Potássio. A temperatura ambiente é aceitável até um mínimo de 18 graus centígrados.

Como isso tudo só pode ser piada (de onde essa gente espera que eu tire nitrogênio?) resolvi fazer meu próprio manual de jardinagem.

"As raízes da violeta são muito sensíveis, sendo importante que você não as ofenda nem faça piadas de mau gosto na sua frente. Recomenda-se ignorar o pH da terra, já que a única coisa da qual você conhece o pH são os sabonetes Dove e eles não devem ser bom adubo. A violeta necessita de vários elementos químicos. Atenha-se aos leves ou ela pode sofrer alucinações. A temperatura ambiente é aceitável até um mínimo de 18 graus, o que significa que Porto Alegre é uma cidade habitada totalmente por gênios da biologia que estão há décadas criando violetas que sobrevivem ao nosso inverno polar."

Então é isso aí. Água duas vezes por semana no verão, uma no inverno. E a internet é um saco e só serve para você perceber a quantidade de coisas que você não sabe.

2 comentários:

Su disse...

se servir de consolo, as violetas da menina que mora comigo estão vivas, mas nunca mais deram flores. Ela coloca água qdo lembra. Qdo ela viajou, coloquei uma vez por semana. As da casa da minha mãe dependendo do ano florecem. Sei que a mãe rega mais de uma vez por semana e cuida para elas pegarem o sol da manhã (segundo ela é o melhor). E nunca coloca a tua violeta pra pegar chuva, qdo a mãe fez isso não sobrou mta violeta no pote não.

Julia Dantas disse...

Fafá me disse que não se deve molhar as folhas, também. Que a água deve ser colocada na terra. Seguirei tentando.