segunda-feira, 26 de maio de 2008

Crise adolescente atrasada, ou crise de meia-idade adiantada?

A planta segue sua vida sem percalços. Não há ciclone, chuvas ou vento que a derrube. Já eu, está bastando uma monografia. Eu sei, eu sei, eu também detesto fazer drama em cima dos pequenos conflitos da existência que não terão a menor importância daqui seis meses, mas é brabo. A moral toda desse blog, muito antes de se entediar com uma planta (e agora me dou conta que até hoje nunca me perguntei a que raio de espécie ela pertence), era ter um espaço para pensar e escrever coisas sem obrigações.

Entre o trabalho, as poucas aulas da faculdade e a monografia, todo meu tempo era gasto em coisas necessárias. O blog pretendia ser um diário de coisas inúteis. Não necessariamente irrelevantes, apenas sem nenhum objetivo específico, sem um fim definido. Tinha cansado de, mesmo quando diante de assuntos interessantes, precisar pensar neles em formato de matéria, em formato acadêmico, em títulos e subtítulos (até porque eu odeio dar títulos). E continuo cansada destas exatas mesmas coisas. E o cansaço tem me ganhado na hora de vir aqui pensar livremente em qualquer coisa.

Sem falar no tempo. Enquanto os dias não tiverem o dobro de horas, não sei como fazer nem as coisas que eu devo, que dirá as coisas que eu quero. E eu acho triste alguém da minha idade reclamar de falta de tempo, não me parece algo que alguém deveria fazer antes do trinta e cinco anos, no mínimo. Acho triste a falta que me faz o ócio em boa companhia. E me pergunto se é a isso que a gente se acostuma quando cresce. Se virar adulto é se acostumar a ver os amigos apenas como nomes que piscam em uma tela, se acostumar à exaustão ao fim do dia e aos finais de semana ocupados em terminar o que não deu para fazer ainda. Se for isso mesmo, só me resta perguntar, para quê?

4 comentários:

Emily disse...

essa é pergunta que se faz com 35..., mas daí já se tem marido e filhos e não há maneira de solucionar... fazer essa pergunta aos 23 pode ser perigoso. corre o risco de tu largar tudo e ficar três anos viajando...

quando compramos a passagem?

Anônimo disse...

nossa geração vai explodir aos trinta, largar tudo e ir embora. quem topa ir criar cabras na guatemala?

Karine disse...

tenho visto pessoas da nossa geração largando tudo um pouco antes dos 30 pra morar em um país qualquer. aliás, isso tem me doído, ou os amigos estão estudando pra concurso ou se prepararando pra uma viagem.
muito MEDO do que o futuro nos reserva.

Anônimo disse...

o xinho fez um post sobre isso...
rs = uruguai...